Seguindo a mesma estratégia da Hilux, nova Ranger chega apenas nas versões à Diesel enquanto as versões flex chegam num segundo momento para desaguar o estoque do modelo atual.
A Ford descreve a nova Ranger como a melhor de todos os tempos devidos às importantes mudanças que a picape passou para enfrentar a forte concorrência.
No visual a Ranger apresenta nova frente com nova grade cheia de cromados, pelo menos nas versões mais caras, e faróis mais finos e sofisticados.
Por dentro a Ranger 2017 tem painel totalmente novo com novo volante e destaque para a nova central multimídia com sistema Sync em um tela de 8 polegadas.
Na motorização a Ranger apresenta duas opções de motor diesel, o 2.2 de 160 cv e o 3.2 de 200 cv associados ao câmbio automático de seis marchas, mas a marca já adiantou que irá oferecer câmbio manual.
Entre os equipamentos destaque para sete airbags, freios com ABS, sistemas eletrônicos de estabilidade e tração, ganchos Isofix para a ancoragem de cadeirinhas infantis, encostos de cabeça e cintos de segurança de três pontos para os ocupantes do banco traseiro de série em todas as versões.
A versão mais cara, a Limited, ainda é equipada com alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo (aciona os freios e acelera automaticamente de acordo com a distância do veículo à frente), sistema de permanência em faixa (ao detectar uma mudança involuntária de faixa, avisa o motorista com vibrações no volante) e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
A Ranger 2017 é oferecida em duas versões, a XLS de R$ 129.990 e a Limited de R$ 179.990