O Inmetro divulgou essa semana a edição do ano 2016 do Programa de Etiquetagem Veicular Brasileiro. Alguns modelos já são conhecidos desde o ano passado, a novidade da vez é o Peugeot 208 que passa a ser o não híbrido aspirado mais econômico do mercado.
Confira o Top 10 com as respetivas médias de consumo combinado:
1 - Toyota Prius (18 hm/l)
2(Empate) - Peugeot 208 1.2 (15,9 km/l)
2(Empate) - Ford Fusion Hybrid (15,9 km/l)
3 - Lexus CT200h (15 km/l)
4 - VW up! TSI (14,8 km/l)
5 - VW up! 1.0 (14,7 km/l)
6 (Empate) - Nissan Versa 1.0 (13,9 km/l)
6 (Empate) - VW Voyage 1.0 (13,9 km/l)
7 - Ford Ka 1.0 (13,8 km/l)
8 - Smart Fortwo 1.0 (13,7 km/l)
Não é de hoje que se fala em um Jeep menor que o Renegade para mercados emergentes, mas agora já de onde esse modelo vai surgir.
A Jeep já está trabalhando em um projeto chamado internamente de Junior que é baseado no X6H, esse por sua vez é um projeto da Fiat que dará origem ao substituto do Palio e Punto.
O Jeep Junior não é o único crossover baseado no X6H, já que a Fiat também pretende lançar um modelo nessa categoria para aposentar de vez à Palio Adventure.
Embora saiba-se pouco sobre o Junior, já que o foco da Jeep no momento é lançar o novo Compass (em novembro), mas apuramos que o mini Jeep irá usar o motor 1.3 GSE assim como sua variante turbinada além dos câmbios manual e automático ambos de seis marchas.
O X6H deve ser lançado no fim de 2017, sendo assim o Jeep Junior só deve ser apresentado em meados de 2018.
A nossa Toro, que já dá segunda picape mais vendida do país, está com passaporte carimbado para a terra do Tio Sam onde será vendida pela RAM.
Exibindo praticamente o mesmo visual da versão brasileira, a Toro americana deverá trocar apenas a logomarca e espera-se também um novo nome além de motores mais potentes, possivelmente os 2.0 e 2.4 TigerShark além do 2.0 turbo diesel.
Além dos EUA a Toro será vendida na Europa e África do Sul mas como Fiat mesmo.
O presidente da Toyota do Brasil confirmou que o Corolla 2017 vai estar no Salão do Automóvel de São Paulo, embora as vendas só terão início em Janeiro de 2017.
Seguindo o modelo europeu, o Corolla 2017 tem faróis mais finos assim como a nova grade, na traseira as mudanças são ainda mais discretas, porém o foco será a oferta de mais equipamentos como ESP e controle de tração.
A Toyota da Argentina está interessada em erguer uma planta no país para a produção de híbridos.
Segundo a marca, a fábrica em Zarate está trabalhando em capacidade máxima para produzir Hilux e SW4 e está previsto um aumento na demanda já que a marca conquistou novos mercados como Peru e Uruguai.
Com os recentes incentivos fiscais que o governo brasileiro cedeu aos híbridos e elétricos a Toyota vê a possibilidade de aumentar a demanda desses veículos no país.
O Cruze evoluiu muito na sua segunda geração, tanta evolução que ele pode virar um modelo de luxo.
A Cadillac já está planejando um sedan compacto (para o padrão americano) e agora esses planos podem sair do papel tendo como base o novo Cruze.
O novo modelo seria posicionado abaixo do ATS para concorrer com Audi A3 Sedan e o futuro Série 1 Sedan e pode ser o carro chefe para a entrada da Cadillac em outros mercados inclusive o Brasil.
A previsão é que esse modelo seja lançado em no máximo dois anos.
Depois de idas e vindas nas negociações, a Jac Motors deve iniciar a produção de um suv compacto e uma van até Outubro para apresentar os modelos no Salão do Automóvel de São Paulo.
Depois que a matriz da Jac desistiu de construir a fábrica no Brasil, o grupo responsável pela importação e introdução da marca no país alugou um galpão em Camaçari/BA para montar em plano CKD alguns modelos.
Sobre a van a ser feita aqui, sabemos que é a M4, que ficará abaixo da T8 e terá acabamento mais simples e motor 2.0 JetFlex, o mesmo do suv T6. Já o suv compacto, ainda não foi revelado se será i recém lançado T5 ou o T3 que roda em testes pelo país e já foi confirmado para o Salão de São Paulo.
A primeira reestilização do Onix está nos testes finais para chegar ao mercado até o final do ano.
Com leves retoques no visual, o Onix 2017 terá a frente inspirada no novo Cobalt já a traseira só deve ter novidade na lanterna com nova disposição das luzes.
Por enquanto nada de motor 3-cilindros, e a dupla Onix e Prisma segue com os velhos 1.0 e 1.4. Aliás o Prisma também receberá o facelift logo em seguida.
Outra novidade da linha 2017 é a versão aventureira, possivelmente chamada de Activ, com suspensão elevada e adereços em preto pela lataria.
Quase uma semana depois de mostrar o Kicks dando um rolezinho pelos pontos turísticos do Rio de Janeiro, a Nissan resolveu acabar com o mistério e revelar o interior do SUV.
Mesclando racionalidade e bom acabamento o Kicks trás uma pequena central multimídia e acabamento em dois tons, que serão exclusivos de um série especial, assim como o teto laranja.
Outros destaques são o câmbio automático CVT e o volante multifuncional com base achatada diferente de outros modelos da Nissan. O lançamento oficial acontece dia 2 de Maio.
A Renault voltou atrás e decidiu lançar outra opção de motor além do 1.0 três cilindros pra o compacto Kwid, trata-se do 0.8 usado na Índia.
Descartado por não ser tão atraente em potência, o motor 0.8 de potência em torno de 55 cv irá receber tecnologia flex no mercado nacional. Para driblar a falta de potência, a Renault deve focar na economia desse motor já que na Índia ele é capaz de fazer 25 km/l.
O Renault Kwid será lançado no Salão de São Paulo, em Novembro.
O Inmetro divulgou a lista 2016 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. As novidades dessa vez é a inclusão de veículos leves à diesel além nova categoria microcompacto.
O Inmetro diz que o teste cobriu 90% das opções de veículos disponíveis no país. Para conferir a lista clique aqui.
A Chery está lançando em Pequim o Tiggo 7, suv topo de linha da montadora que agradou muito pelo visual sem exageros.
Segundo a marca o Tiggo 7 trás a nova identidade visual da marca que será aplicada à outros modelos Chery em breve. Com linhas ousadas mas sem exageros, muitos recortes mas nada excêntrico o Chery é um dos mais belos suv chineses apresentados em Pequim.
Por dentro a receita é a mesma do exterior, bom nível de acabamento mas sem muita "frescura" com exceção dos tons vermelhos que são comuns e agradam por lá. A Chery não revelou oficialmente mas o Tiggo 7 deve usar motores 1.5 e 2.0 Turbo além de versões híbrida e elétrica no futuro.